Ir direto para menu de acessibilidade.
> Dados > Cadastro Pré-Pago


Projeto Cadastro Pré-Pago

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h38 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 16h56 | Acessos: 1241669

Chip pré-pago terá novo procedimento para ativação


As prestadoras de telefonia móvel começaram a adotar um novo procedimento para a habilitação de novas linhas móveis pré-pagas, em complemento aos canais de venda nas lojas físicas. Para ativar o chip adquirido e ainda não utilizado, o consumidor precisará responder a perguntas de validação relativas aos seus dados pessoais, por meio do próprio aparelho celular. A solução será implementada, como Projeto Piloto, na área atendida pelo Código Nacional (antigo DDD) 62, em 06 de julho de 2020 e expandida para todo o Brasil até o dia 31 de agosto de 2020, conforme segue.

Região/UF

Início

Término

Código Nacional (CN) 62 - Piloto

06/07/2020

31/07/2020

Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins, CNs 61 e 64 (Goiás)

 10/08/2020

 14/08/2020

Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo

 24/08/2020

 31/08/2020


Esta medida foi apresentada pela Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, no Plano de Ação Setorial aprovado pela Anatel no âmbito do Projeto Cadastro Pré-Pago, iniciado em abril de 2019. O objetivo do Projeto é possibilitar que a base cadastral do serviço se mantenha fidedigna e atualizada, reduzindo-se, assim, as possibilidades de fraudes de subscrição, quando uma pessoa mal-intencionada adquire linha pré-paga e a cadastra em nome de terceiros (indevidamente) com a intenção de impossibilitar a sua identificação.

Como funciona

O novo procedimento de ativação de linhas pré-pagas por meio de perguntas de validação cadastral, o QUIZ, inclui as seguintes etapas.

Ao inserir o chip, o consumidor será direcionado à URA Inteligente (processo automatizado de atendimento), por meio da qual será solicitado para digitar o número do CPF e, em seguida, o consumidor terá que responder perguntas (de múltipla escolha) de validação de informações cadastrais (aleatórias) associadas ao CPF informado no cadastro já disponível a prestadora. O consumidor terá três tentativas de acerto, para cada pergunta. Caso as perguntas sejam respondidas corretamente, a linha será ativada. O consumidor terá o prazo de 24h, após a inserção do número do CPF, para responder às perguntas de validação cadastral.

Caso o consumidor não responda às perguntas em tempo hábil ou vier a respondê-las incorretamente, o chip não será ativado. Nestas situações, a prestadora vai enviar uma mensagem SMS pelo número 7737, com as perguntas de validação. Se, ainda assim, o consumidor não efetivar o procedimento (resposta não fornecida ou errada), a ativação da linha somente poderá ser realizada mediante a regularização cadastral, por meio da central de atendimento telefônico (call center) ou loja física da prestadora.

PROJETO CADASTRO PRÉ-PAGO

Primeira fase - O Projeto Cadastro Pré-Pago foi iniciado por meio de campanha massiva de atualização da base cadastral do serviço móvel pré-pago. Entre abril e novembro de 2019, as prestadoras realizaram campanha para atualização de cadastros junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o País.  

Portal de Consultas - Em janeiro de 2020,  as prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) inauguraram o portal cadastropre.com.br/#/, por meio do qual é possível verificar a existência de linhas pré-pagas por CPF e prestadora. Devido a questões de sigilo e privacidade, o resultado da consulta somente irá mostrar em quais prestadoras existem linhas cadastradas no CPF informado, sendo omitidos o nome do consumidor, o número do telefone e a quantidade de linhas.

O consumidor que realizar a consulta e, eventualmente, encontrar algum resultado inesperado, poderá entrar em contato a prestadora apontada, por meio dos canais de atendimento da disponíveis e, sendo o caso, solicitar o pedido de cancelamento/desvinculação da respectiva linha. Este pedido deverá ser atendido em 24h caso a solicitação tenha sido realizada por atendente (call center) e, em 48 horas, sem a intervenção de atendente (call center ou site da prestadora).

   

Últimas Fases -  Para o ano de 2020, serão implementadas medidas adicionais para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, como o QUIZ, correspondente à Fase 2 do Projeto. Em novembro próximo, será iniciada a Fase 3, que trará mais um incremento ao processo de ativação de chips, por meio do qual, além da validação cadastral será necessária a digitalização de documentos por meio do próprio aparelho celular. Esta facilidade será similar àquela já utilizada pelas fintechs (empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais) para abertura de contas correntes.

MAIS INFORMAÇÕES

Canais para solicitações e esclarecimentos

Para solicitar esclarecimentos sobre resultados apresentados na consulta ao Portal cadastropre.com.br/#/, processo de ativação de chip via QUIZ, atualização de dados cadastrais, ou conhecer mais detalhes do Projeto Cadastro Pré-Pago, o consumidor pode entrar em contato diretamente com a sua prestadora. Confira na tabela a seguir. 

Prestadora

Página na internet

Central de Atendimento

Claro

https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre

1052

Tim

https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre

1056

Vivo

https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago 

1058

Oi

https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro

1057

Algar

https://algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados

1055

Sercomtel

https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/

1051


Situações Excepcionais 

No caso de clientes estrangeiros que não possuam CPF, o atendimento para ativação da linha de pré-pago deve ser realizado somente na loja da prestadora, onde serão solicitados o nome completo e o número do Passaporte (ou o Registro Nacional de Estrangeiros).

Quanto a menores emancipados, o atendimento para ativação da linha de pré-pago será realizado na loja da prestadora. Durante a ativação presencial, o cliente deverá apresentar o Termo de Emancipação para fins de comprovação. 

 

registrado em: